sábado, janeiro 29, 2005

CARTA DA TIA AMBRÓSIA AO TONINHO

Querido Toninho
(espero que não me leve a mal que, hoje, o trate assim, com o meu habitual carinho).

É que hoje o querido chegou ao vértice da pirâmide : já foi presidente de várias coisas importantes, e é o Presidente do Conselho (como antigamente se chamava ao Senhor Professor Doutor Oliveira Salazar, coitadinho, que tanta falta nos faz e que Deus haja na sua santa presença e em eterno descanso).

As saudades que eu tenho daquelas tardes em casa da tia Epifânia, que era muito amiga da sua Mamã, e tia e madrinha do Rodriguinho. Que o Rodriguinho também é um rico menino, não desfazendo. Deus o proteja.

O que esse menino tem sofrido! Tão ajuizadinho que ele sempre foi. E tão certinho: sempre o vi só com rapazinhos. Nada de fraldiquices! Nada de raparigas, que são umas galdérias (ai as do meu tempo...) . Só não gostei nada que ele uma vez tenha convidado para uma viagem ao estrangeiro essa tal… (ai como se chama ela? Si… Não… Ah! Espere aí: Si… Não sou capaz de me lembrar!...) Ah! Já sei: Silvinha. É isso. Filha de uma grande família, diga-se, mas coitada… Deus a ajude.

O Toninho desculpe, parece-me que também rondou por lá! Ai o maroto!

Sempre foi muito dado a essas marotices, o rico. Mas sempre muito respeitador e muito temente às leis do Senhor – Que Deus o acompanhe e o guie!

Ainda há dias encontrei a Eduardinha, e ela , coitadinha, lá desabafou: que o Nelinho a desgosta muito por andar metido com aqueles filhos de Satanás! Que o Rodriguinho, sim : tinha uma vida exemplar, muito inteligente, muito certo (nada de extravagâncias e de mulheres) e um futuro brilhante! O que ele ouve da boca desses comunistas todos – que Deus lhes perdoe – como esse tal Pascoal – que um dia lhe escreveu uma carta cheia de mentiras - e o Mário Soares, que - imagine-se bem! – teve o desplante de, aqui já há tempo (há anos, penso), dar uma roda de garoto ao Rodriguinho e insinuar um “cresça e apareça”!!! Ele - o Rodriguinho, claro -, que é tão maduro, tão responsável! Que desaforo! Só mesmo dum comunista.

Imagine-se que até o Dioguinho (que eu conheci tão bem uma prima dele que foi do Movimento Nacional Feminino – o Toninho mal se deve lembrar desses patrióticos movimentos que havia no tempo do saudoso Salazar, embora se tivessem mantido um bocado, mesmo depois, no tempo do Caetano, que também já era um bocado comunistóide), mas dizia eu que até o Dioguinho virou comunista!!! Pode lá ser?! Este mundo está perdido. Deus o abençoe e o salve!

Toninho, eu queria principalmente dizer-lhe que estou com o rico, como estou com todas as pessoas capazes, verdadeiras, leais, competentes, dedicadas e entregues ao bem do nosso povo, tementes a Deus, constantes, organizadas, destemidas e sem pieguices, persistentes e politicamente sérias, como é o Toninho. Que Deus o acompanhe!

Um beijinho grande daquela que sempre foi muito sua Amiga e a quem o rico sempre chamou de

Tia Ambrósia

Sem comentários:

Web Site Counter
Office Depot Coupon