quinta-feira, maio 26, 2005

CARTA DA TIA AMBRÓSIA AO TONINHO



Meu adorado menino.

Muito estimo que esta o vá encontrar bem. Eu cá fico na forma do costume.

Fiquei completamente azamboada quando me contaram a última.

Mas eu vou explicar ao rico.

A sobrinha da D. Inácia – sabe, aquela que tem um lugar de fruta na Travessa do Pingarelho, lá no bairro do Tancredo, à Curraleira… O rico sabe bem. Aquela que anda de derriço com o filho do Sr Antunes da Farmácia…

Bom, o rico sabe quem é. Ela é uma rapariga desempoeirada, inteligente e culta. Não há revista de interesse que ela não leia: é a Gente, a Hola, a Mulher Moderna… Todas. E depois lê também O Diabo e o 24 Horas. Pessoa que sabe muito, portanto. Mas o cunhado do namorado dela é que trouxe a novidade: tinha lido num jornal, hoje mesmo – meu Deus, que coragem! – (deixe cá ver, eu tenho aqui escrito…) isso mesmo, assim, tal e qual: Santana, se não tivesse sido posto fora do poder, teria acabado com o País!

Só lhe digo, rico, fiquei doente. O estômago revolveu-se-me todo. Imagine bem: se não tivesse sido posto fora do poder!!!

Até parece que lhe deram um pontapé no traseiro e o puseram a andar! Que despautério! O filho que saiu porque estava cansado e quis dar o lugar a outro, porque é altruísta! Posto na rua, dizem esses demónios… Nossa Senhora os ilumine!

Depois: teria acabado com o País!

Que desconchavo: o filho tão competente, tão responsável, tão discreto, tão atilado, tão perseverante, tão conhecedor de tudo: dar cabo do País?! Acabar com Portugal?!

Só um comunista pode fazer afirmações destas. O Senhor Jesus lhes perdoe!

Era só mesmo o que faltava, que o culpassem de tudo e ainda mais esta!

São uns injustos. E uns invejosos. Sim uns invejosos é que muitos deles são, por não terem as altas qualidades que o filho tem.

Pois se o rico até é amigo do major e do chefe da Madeira! Pessoas sensatas e respeitáveis…!

Nosso Senhor os castigue a todos – Deus me perdoe!

Fiquei num desatino. Doente. O meu coração começou logo aos pulos. A minha cabeça parecia que queria estoirar!

Tanta injustiça, Deus meu! Tanta sem-vergonhice! Tanto despautério!

Tanta inveja! Enfim: tanta cegueira. ISSO: SÃO TODOS CEGOS, é o que são. E invejosos, repito. Se alguma vez essa gentalha chega aos calcanhares do rico em competência, serenidade, saber, responsabilidade…

Mas deixe, meu querido, o rico há-de voltar. Agora diz que anda por aí… Mas tenho a certeza que há-de voltar para salvar este nosso Portugal!

Vou fazer outra novena à Senhora da Ladeira: o filho há-de voltar ao lugar que lhe compete: PRESIDENTE!

Meu rico filho, não desespere. (E repito, se precisar de alguma coisinha… É só falar. A minha reformazinha sempre dará uma ajudinha.)

Receba, meu rico, meu adorado menino, um beijo enorme desta que nunca o esquece nas suas orações

A tia Ambrósia.

Sem comentários:

Web Site Counter
Office Depot Coupon