quarta-feira, maio 04, 2005

MAIS UMA CARTA DA TIA AMBRÓSIA PARA O TONINHO


Meu adorado menino

Muito estimo que esta o vá encontrar bem, que eu fico assim-assim, na forma do costume, graças ao Senhor.

As minhas preocupações com o rico não param de me atormentar: agora é essa de o querido não concorrer para a Câmara. Não me diga que foi aquele senhor que o foi substituir, quando o menino foi Presidente do Conselho (ainda é assim que se diz, como quando era do Sr Prof Salazar, não é?), aquele senhor, dizia eu, que tem o nome daquele velhinho que foi muitos anos o nosso Presidente e que tão obediente era a esse iluminado que foi o saudoso Presidente do Conselho Prof Salazar que Deus tenha na sua santa glória!… Não foi ele, pois não. Pelo nome deve ser bonzinho.

Ou então não me diga que foi aquele sr baixinho, que está sempre com um ar assustado e que pisca muito os olhitos? Não me diga que foi ele que o não deixou avançar… Ele agora é o chefe do seu partido, não é? (Porque é que o rico filho não se deixou ficar lá? E se o menino tinha qualidades e competências para ser chefe!!! Porque deixou lá ficar o baixinho? Ele que esperasse para quando fosse crescido… Não acha?).

Mas vejo as coisas mal paradas.

Eu bem rezo. Eu bem ponho velas à Senhora da Agonia, a Santo Agapito, à Santa Filomena, aos pastorinhos de Fátima… A toda a corte celeste… Mas não vejo grandes resultados.

Porque é que o rico não faz uma promessa à Senhora da Ladeira?

Porque é que o filho não vai à Maya que é tão boa a deitar cartas?

Olhe, meu querido, se os santinhos não nos acudirem, temos que nos virar para uma alminha dessas que lêem na bola de cristal…

Deus Nosso Senhor me perdoe.

Santa Engrácia nos acuda.

Assim, neste sofrimento, não pode ser.

A D. Palmira contou-me que lhe dissera a filha da D. Felismina, que trabalha numa escola (imagine o querido o que a criatura galgou no emprego, lá na escola: era contínua e já é auxiliar de educação. Razão tem a D. Felismina em ter tanto orgulho naquela filha: em tão poucos anos – foram só 19 – passou de contínua àquilo… Isso, a auxiliar de educação. “isto é que é progredir”, diz ela orgulhosa) – já me perdi, meu rico. Espere, já sei: a filha da Felismina disse que o rico menino tinha dito, no jornal, que ia continuar a ser advogado e ia ser professor.

Continuar a ser advogado? Mas onde é que isso já vai, meu bem? Já lá vão tantos anos sem mexer num código…

Com essa de advogado, confesso que fiquei um bocadinho preocupada: não estará um bocadito esquecido das matérias? Eu sei que o filho é óptimo, mas veja lá… Certo que em matéria de divórcios, de pensões a crianças e a mulheres separadas deve lembrar-se bem desses assuntos… Sempre tem alguma prática. Mas e o resto?!...

Acautele-se. Olhe que os advogados são uma gente dos diabos!

O divino Espírito Santo o ilumine.

Lá quanto a pensar ser professor, fiquei mais descansada: o rico é tão competente, tem tanta experiência (não seja maldoso, querido: não é dessa que falo!...), tem tantas capacidades, é um livro aberto de sabedoria, é tão responsável… que fico tranquila.

Porque os tempos vão mal, repito o que sempre lhe tenho dito: se a minha modesta reforminha for precisa para uma ajudazita… Não se acanhe. Diga, meu anjo.

Ou se precisar da minha casita do Beco da Fonte, ao Bairro do Tancredo, não faça cerimónia, meu rico.

Sossegue-me, meu filho. Acalme-se para eu poder ficar tranquila, meu santinho.

Despeço-me com um beijo enorme desta que nunca, mas nunca o esquece e que todos os dias reza por si

A tia Ambrósia

Sem comentários:

Web Site Counter
Office Depot Coupon