segunda-feira, abril 11, 2005

À PALESTRA COM O SR FELISBERTO


- Essas férias, sr Felisberto?

- Boas. Mas, como sempre, curtas. Foi o que foi possível.
Mas correram bem. Não que venha muito animado com a evolução do pessoal de lá, de Canas, ou de Vinhais…

- ?

- Obras, vão-se vendo. Mas as mentalidades! Que tristeza!

- E em relação ao novo presidente do PSD, que me diz?

- Ora… Ele não é do meu clube (para usar os termos e a imagem do sr Amadeu). Mas é dum clube do meu campeonato (ou da minha Liga, se quiser). Logo, tenho que o respeitar e que contar com ele…

- Mas… Que lhe cheira? Que acha do Luís Marques Mendes?

- Sabe que sou um ignorado cidadão e que não sou credenciado em análise política… Mas que procuro estar atento, lá isso é verdade…

- E é uma pessoa com cabeça, com sensibilidade e sensata…

- Lá estão os seu olhos e a sua costumada boa vontade…

- Não se trata de nada disso. É a verdade. Ora dê-me lá a sua opinião…

- Já uma vez lhe disse: o Pisca-Pisca (recorda-se que, entre amigos, o trato assim, por estar sempre a piscar. E sabe que a minha mulher lhe chama o “Mindinho”… [ri-se])… O Marques Mendes… Bom, eu sei que ele tem cabeça, tem experiência política… Ainda esta manhã, no fórum TSF, ouvi recordar que ele tem experiência parlamentar, e governamental… Foi ministro com Cavaco e com Durão Barroso. E foi líder parlamentar quando Marcelo Rebelo de Sousa foi presidente do PSD. Mas também ouvi um jornalista do Jornal de Notícias dizer que ele esteve (e continuaria a estar) bem, como nº 2 ou nº 3 do partido. Talvez não como líder…

- !

- Bom, cá por mim, também me parece que ele não tem muito, uma coisa de que se fala muito: carisma!
E indo a aspectos em que o povo também repara muito, falando da pessoa que se ouve… Ouve-se bem. Tem bom timbre de voz, fala escorreito, tem ideias, é sensato, é experiente.
Mas olhando para a pessoa que se vê… Não sei! Falta-lhe alguma coisa. É aquele olhar sempre de espanto, de assustado; é aquele ter de falar em bico dos pés (não no sentido figurado, como se poderia dizer de Paulo Portas e outros, que para serem vistos e ouvidos politicamente… Têm de politicamente pôr-se “em bico dos pés). Não é nesse sentido negativo e figurado que falo: é isso – falta-lhe uma posta, tamanho, altura. Que num político essas coisas também contam… Ora não é assim?

- Bom, até certo ponto. Mas não creio que isso seja o importante… Não acha sr Felisberto?

- Claro que tem razão: o que conta é “o crânio”… Claro que sim.
Mas o pessoal também olha para esses aspectos. Daí que a minha Joana lhe chame o “Mindinho” (e ri-se de novo)…

- Mas, vamos ou não ter homem?

- Oiça: claro que me parece que sim. Acho que alguma coisa mudou. Sempre será melhor para o partido deles e para todos do que o imaturo e o irresponsável que ele foi substituir… Mas não me parece que seja uma escolha definitiva do PSD… Já se perfilam outros craques lá no horizonte!

- Mas, então?

- Não, não: para já, não está mal servido o PSD. E parece-me que o governo vai ter oposição. E o partido é capaz de mudar. Para melhor, é evidente. E era urgente, também me parece.

- Então, aceita-se… Remedeia… É isso?

- Tal e qual: à falta dum Sá Carneiro – mas isso só aparece um em cada duas ou três gerações… Logo, não é para já – à falta do tal chefe carismático, aceita-se! Isso mesmo. Remedeia, exactamente.

- Mas acha que o Sócrates é essa ave rara de que aparece um exemplar de trinta em trinta anos?

- Não, também não acho. Que também não é o meu clube. Melhor: tem ocasiões que é… (ri-se, outra vez). Não terá tanta experiência acumulada como o Marques Mendes, mas sempre é outra coisa, tenho de concordar. Talvez nos pique (sublinhou com a voz) mais que o Marques Mendes… Entende o que quero dizer?

- Perfeitamente. Entendo e acho piada à imagem. Tem razão: é muito apropriada… E ainda o sr Felisberto continua assim tão modesto…

- Ó meu amigo: não insista. O que é que eu sou? NA-DA (diz com ênfase). Os seu olhos é que só vêem cor de rosa. O meu amigo é que tem boa vontade. Só isso.

- Nem imagina como me apetecia continuar aqui a palavrear com o sr Felisberto… E logo hoje, que está um livro aberto… Mas tenho de ir… Até mais logo.

- Até logo, Amigo. Vá tranquilo.

Sem comentários:

Web Site Counter
Office Depot Coupon