sexta-feira, fevereiro 18, 2005

À CONVERSA COM O SR FELISBERTO

Enquanto tomava a minha bica na leitaria do sr Felisberto, aqui no bairro – ´”A Flor de Vinhais” – ele fazia-me o ponto da situação das últimas da política: “não sou capaz de entender aquela de o Presidente Sampaio não poder lembrar às pessoas para deitarem nos mais dignos de crédito! Ora essa! Que havia o homem de dizer? Essa agora…!”
“Sabe, sr Felisberto – respondi – o Presidente tem bem consciência da situação que se vive entre nós! Ele não pode ficar calado!”
“Ora, com certeza! Qual é a dúvida?”

Ouve-se, em fundo discreto, um concerto de piano.

“O sr Felisberto tem bom gosto. Gosta de boa música” – observei.
“É certo. Convivi com pessoas que me influenciaram os gostos. Gosto muito de piano e de violino. E de orquestras. Gosto de música clássica. Este é um dos CD’s que tenho estado a comprar com o Público: é (lê) a “Heróica” de Chopin.”
“Mas gosta também doutra música!” – procurei confirmar.
“Nem de toda. Sou realmente esquisito. Dos modernos cantores da nossa praça, só gosto da Dulce Pontes, daquela que canta os “pássaros do Sul”, da…
“Mafalda Veiga” – esclareci.
“E-xac-ta-men-te! Essa mesma. Também gosto de algumas do Xico Fininho, como se chama mesmo ele?”
“Rui Veloso”.
“Tal e qual.”
“Mas… e os gostos dos clientes? Como resolve isso?”
“Ora, não posso dar-lhes aquilo de que gostam muitos deles: Quim Barreiros; Marco Paulo…”
“E os clientes não protestam com a música que passa aqui?”
“Para já ponho-a baixinho… Nem chega a incomodar. Eu oiço-a bem. E gosto. Os que não gostam…paciência! Não é por isso que lhes vou alimentar os gostos que alguns têm, com pimpineiras e pimbalhadas. Não concorda comigo?”
“É claro que sim. Mas eu não vou pagar o preço que o sr pode ter de pagar por isso…”
“Não se preocupe. Eu respondo-lhes e dou-lhes a volta. Não sou pessoa de muitas letras, mas sou capaz de os acalmar!”

“Até mais logo, sr Felisberto. Um bom dia e um bom negócio.”
“Adeus, amigo. E não desespere, qu’isto há-de mudar”

1 comentário:

Anónimo disse...

Gabo-lhe o gosto musical, principalmente o de Dulce Pontes.

Web Site Counter
Office Depot Coupon